Logo SPV

Nota de Esclarecimento do San Pedro Valley

O San Pedro Valley (SPV), uma comunidade com mais de 300 empreendedores de startups da Região Metropolitana de Belo Horizonte, vem a público esclarecer pontos pertinentes às falas do Governador Fernando Pimentel e de seus secretários quanto a uma suposta incorporação do San Pedro Valley ou aparelhamento com uma entidade pública.

  1. O SPV é uma comunidade independente e auto gerenciada;
  2. O propósito do SPV é colocar empreendedores da Região Metropolitana de BH em contato uns com os outros, buscar soluções para problemas em comum, trocar experiências e fortalecer o ecossistema empreendedor de Minas Gerais;
  3. O SPV repudia qualquer tentativa de distorcer os fatos, tão prejudicial quanto o descaso com o SEED e a inabilidade para reativar esse projeto tão bem sucedido;
  4. Embora tenham ocorrido reuniões entre as partes, foi a própria comunidade do SPV que se prontificou a procurar o Estado para conversar, no intuito de obter explicações sobre o fechamento do SEED. Em momento algum houve qualquer conversa ou tratativas sobre uma possível incorporação da comunidade ao Governo;
  5. Quando solicitado, o SPV contribuiu com opiniões, sugestões e críticas sobre o funcionamento do SEED. O Governo do Estado se prontificou a chamar o SPV para participar do processo da construção do novo SEED, o que se daria em diversas atividades, como discussões sobre o formato do programa para preparação de um novo edital. Já se passaram vários meses desde a última conversa e nada de concreto aconteceu;
  6. O SPV não responde ou pertence a qualquer sigla e coligação política. A comunidade permanecerá independente e não será controlada por nenhuma entidade, partido, coligação ou interesse político de direita, esquerda, centro, situação ou oposição;
  7. O SPV sempre verá com bons olhos ações para fomentar a inovação e o empreendedorismo e está aberto para conversar e ajudar no que puder. Sobre o assunto SEED, nossas sugestões, críticas e opiniões já foram expressas em diversos encontros registrados e documentados. Tais registros e documentos estão disponíveis para qualquer interessado que solicitar.

O SPV anseia que o Governo de Minas Gerais:

  1. Retome o SEED de verdade e não apenas com promessas;
  2. Desenvolva políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e a inovação tecnológica em Minas Gerais;
  3. Melhore significativamente a qualidade do ensino no Estado;
  4. Implemente aulas de Código (programação) nas escolas estaduais;
  5. Amplie a oferta de internet DE QUALIDADE nos municípios e pólos mineiros;
  6. Trate os empreendedores com mais respeito, procurando-os diretamente e os ouvindo.
  1. Seu comentário está aguardando moderação.

    Hi there Dear, are you in fact visiting this website on a regular basis, if
    so afterward you will absolutely get fastidious experience.

  2. Perfeito! Assino embaixo!

    Prezados, como poderíamos tornar públicas as demandas e sugestões do SPV, com o máximo de detalhes possível, para que a sociedade conheça o potencial dessa comunidade, seja no nível federal, estadual, municipal, regional; executivo, legislativo e judiciário; ONGs, associações etc?

    Como parte do ambiente (SimSched), tenho interesse em contribuir voluntariamente para difundir essa iniciativa e espalhar nossa mensagem para o mundo. Que as pessoas/entidades de boa vontade venham se unir e nos ajudar a levar a tecnologia para o dia a dia das pessoas/empresas.

    Podemos abrir um tópico sobre o assunto?

  3. A posição do SPV merece todos os aplausos e põe à mostra a sua profunda percepção de que empreendedorismo é um tema da sociedade civil e só se desenvolve em um ambiente de rede, o que significa ausência de hierarquia e de qualquer tipo de centralização. Governos devem criar o ambiente adequado, formado por elementos como sinalização cultural positiva, legislação favorável, burocracia mínima e fontes privadas (e não governamentais) de capital, capazes de estimular o empreendedorismo nascente e apoiar o crescimento de empresas de alto impacto. Qualquer relação hierarquizada é nociva ao florescimento do ambiente empreendedor. Governos devem ajudar na criação da infraestrutura e cair fora. Tem sido assim em todos os cantos do mundo em que o empreendedoras floresce.
    As redes são o principal pilar de uma região empreendedora. O Vale do Silício tem sucesso impar porque se apoia em redes, algo que os jovens empreendedores do SPV fazem com extrema competência.
    Já será um grande estimulo se ninguém colocar obstáculos à ação do San Pedro Valley. Vamos todos aprender com o SPV.

  4. Seria muito bom colocar um link para as declarações do governador. Eu, por exemplo, não sei do que se trata, qual foi a proposta, e assim não tem como saber se o posicionamento da entidade é o melhor.

  5. Meu total apoio à causa pró retorno do SEED, baseado no que já existia, e implementação das melhorias sugeridas. Isto se faz necessário, para o crescimento das iniciativas em tecnologias, que só iriam agregar valor ao nosso estado.

  6. Apoio o posicionamento da SPV.
    Falta posicionamento do Estado.
    Aguardamos.

  7. Junto com as promessas o Governo quer 20% dos nossos negócios.

    Será que ele não enxerga os benefícios que um programa como o SEED traz para Minas Gerais?

  8. Parabéns pela postura corretíssima!!

Responder